Meteorologia mantém previsão de neve entre sexta e sábado

Meteorologia mantém previsão de neve entre sexta e sábado

O mês de agosto de 2019 começa com entrada de uma intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil. Nesta sexta-feira (1), além de baixas temperaturas houve formação de geada na Serra Catarinense.

O mês de agosto de 2019 começa com entrada de uma intensa massa de ar frio de origem polar no Sul do Brasil. Nesta sexta-feira (1), além de baixas temperaturas houve formação de geada na Serra Catarinense.

Na Localidade de Pericó, Em São Joaquim, por exemplo, os termômetros registram a 0,1°C negativo segundo a Rede de Estações Keiser. Mas foi em uma baixada, em frente a Villa Francioni, onde frio se concentrou com mais intensidade deixando a paisagem branca recoberta por uma fina camada de gelo. Ao todo já são 21 dias com marcas negativas e 45 dias com geada em Santa Catarina.

Depois disso, o sol com poucas variações de nuvens deve aparecer todas as regiões, devido à atuação de uma massa de ar quente (sistema de alta pressão). Períodos curtos de nebulosidade devem ocorrer em algumas regiões de Santa Catarina. Temperatura em gradual elevação e alta para época do ano.

Possibilidade de neve

Segundo o meteorologista da Central do Tempo, Piter Scheuer, áreas de instabilidades associadas ao deslocamento de uma frente fria polar, promovem chuva com eventuais trovoadas inicialmente entre a madrugada e manhã nas regiões do Oeste, Meio Oeste, Serra Catarinense e Litoral Sul, se estendendo para as demais regiões durante a tarde e noite de sexta-feira (2).

O vento frio da massa polar entra com força e as temperaturas despencarão no decorrer do dia. A temperatura mínima próxima e abaixo de 0°C no período noturno e amanhecer. No fim de semana, quando as mínimas podem chegar aos 7°C negativos nas áreas altas da Serra Catarinense, como São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra, e também nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí  a temperatura mínima de 3°C e 5°C negativos, no Litoral mínimas de 2°C a 8°C.

Com o frio mais intenso e a elevada umidade do ar favorecem a precipitação de neve ou de ocorrer outros tipos de fenômenos como chuva congelada, sincelo também nos morros mais altos do Topo da Serra acima dos 1400 a 1500 m, entre a tarde de sexta e se estendendo durante a madrugada e a manhã de sábado (3) em áreas altas do Meio-Oeste e Serra Catarinense.

Caso a previsão de neve se confirme, este será o segundo episódio de neve na Serra Catarinense neste ano de 2019. O primeiro foi registrado entre os dias 5 e 6 de julho.

Segundo Piter, não está descartada a possibilidade de que o fenômeno possa ser visto em alguns bairros de Lages. Muito frio ao longo do dia.

No decorrer de sábado, a nebulosidade vai diminuindo e o sol aparece. Mas o frio continua intenso. Na madrugada e amanhecer de domingo, condição de geada ampla nas áreas altas do Estado.

 

Fonte: CLmais


Veja também
Festival Nacional da Truta será lançado no fim do mês na Serra Catarinense Festival Nacional da Truta será lançado no fim do mês na Serra Catarinense
16 de agosto de 2022
Festival gastronômico Sabores de Lages inicia na próxima semana em Lages Festival gastronômico Sabores de Lages inicia na próxima semana em Lages
12 de agosto de 2022