Festival Internacional Música na Serra celebra 10 anos

Festival Internacional Música na Serra celebra 10 anos

Festival Internacional Música na Serra celebra 10 anos

Uma década disseminando a cultura e a música clássica na Serra Catarinense. Em 2022, o Festival Internacional Música na Serra – FIMS, uma iniciativa do Instituto José Paschoal Baggio, completa 10 anos. O evento integra a programação do 5º Serra Catarina Festival de Inverno 2022. 

Uma das novidades desse ano é que o Festival Internacional Música na Serra, estará no Alto Vale do Itajaí, na cidade de Rio do Sul. O Ensemble Versatilis (Octeto de Cordas) se apresentará Rio no dia 29 de julho, a partir das 20h, na Catedral São João Batista. 

Em Lages, a programação ocorre de 27 a 30 de julho. A cidade será palco para artistas renomados internacionalmente, que se apresentarão, gratuitamente, em concertos noturnos, no Teatro Marajoara, a partir das 20h. 

Esta será uma edição comemorativa, não apenas por estar completando 10 anos, mas também pela retomada do seu formato original após a pandemia. O diretor artístico Jean Reis, ressalta que a exemplo das outras edições, o Festival receberá artistas consagrados em palcos internacionais, além do retorno do Canto Coral e do Ballet, que se apresentarão junto da Orquestra do FIMS. 

Na abertura do festival, na quarta-feira (27), se apresentam dois acordeonistas internacionais: Alejandro Brittes e Chango Spasiuk, músicos argentinos, compositores e pesquisadores do Chamamé, estilo musical tradicional da Argentina, mas também muito difundido no Uruguai, Paraguai e Sul do Brasil. 

Alejandro Brittes possui 30 anos de difusão do Chamamé pelo mundo apresentando-se em mais de 10 países. Uns dos primeiros músicos Chamameceros a iniciar o intercâmbio entre o Chamamé e o Rock, gravando para o grupo Los Piojos a música “Todo Pasa” e “Dowt sey towmoru”. Chango Spasiuk produz uma rica mistura de sons e ritmo, de luz e sombra, onde legado e síntese, improvisação e composição, tradição e modernidade desempenham um papel semelhante, fazendo da sua música uma experiência de audição intensa que vai além dos limites de estilo e som.  

 

O segundo dia de Festival (28), será marcado pelo concerto com professores do Festival Umúsica na Serra e o retorno das apresentações de Ballet com direção de Mayra Ceron Pereira e a Orquestra Versatilis. 

A sexta-feira, 29 de julho é dia do espetáculo “Cantabile” com o barítono Francis Padilha, a soprano Cíntia de Los Santos e o pianista Rodolfo Wulfhorst. E o sábado, 30, último dia de evento, haverá um grande encerramento com a Orquestra Sinfônica Música na Serra, acompanhada do Coro do Festival, formado por pessoas da comunidade e que vão ensaiar durante o período do Festival para essa apresentação. 

 Fotos: Guilherme Antunes Memorizze

Mais informações:  

www.musicanaserra.com.br  

 facebook.com/festivalinternacionalmusicanaserra 

Instagram: @festivalmusicanaserra 


Veja também
Festival Nacional da Truta será lançado no fim do mês na Serra Catarinense Festival Nacional da Truta será lançado no fim do mês na Serra Catarinense
16 de agosto de 2022
Festival gastronômico Sabores de Lages inicia na próxima semana em Lages Festival gastronômico Sabores de Lages inicia na próxima semana em Lages
12 de agosto de 2022