Voltar 01 de setembro de 2023

Nova Ponte das Goiabeiras é finalizada e pronta para uso após mais de 40 anos de espera

Notícia

Após décadas de expectativa, a população das regiões de Santa Catarina e Rio Grande do Sul finalmente vê concretizado o sonho da nova Ponte das Goiabeiras. A obra, que promete melhorar significativamente a mobilidade entre os estados, encerra um capítulo de mais de 40 anos de aguardo pela renovação da antiga estrutura.

 

A ponte, que atravessa o Rio Pelotas e se encontra na SC-114, demarca a fronteira entre os dois estados, representando um importante corredor de ligação. A construção, realizada em concreto armado e protendido, é resultado de um investimento de R$12.005.939,82, proveniente do Governo do Estado. Esse anseio histórico são compartilhados entre o ex-governador Moisés e o Prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, que conduziram a execução da tão aguardada obra. Mas agora chancela final do atual governador Jorginho Melo.

 

Com uma altura que supera a antiga estrutura em 5,90 metros, a nova ponte é um alívio para os moradores e usuários que se viam prejudicados pelas frequentes enchentes que submergiam a via anterior e representavam riscos à segurança. A construção, sob a responsabilidade da Prefeitura de São Joaquim, foi licitada e concluída em cerca de 10 meses, impulsionando a conexão entre as duas regiões.

 

A finalização da ponte não se deu sem desafios, já que uma das cabeceiras demandou ajustes adicionais por parte do lado Gaúcho. No entanto, com as devidas correções realizadas, a ponte está agora pronta para uso e disponível para a população. Embora reste o processo de pagamento do convênio por parte do Governo do Estado, a utilização da estrutura não será prejudicada por essa pendência.

A inauguração oficial da nova Ponte das Goiabeiras ainda aguarda a conclusão do processo de pagamento, mas a sua finalização já representa um marco significativo para as comunidades locais. Com a nova infraestrutura, a região se beneficia não apenas da melhoria na mobilidade, mas também do fim de décadas de espera e anseio, demonstrando o poder transformador de investimentos em infraestrutura para o desenvolvimento das regiões.

 

Fonte: Notiserras SC / Foto: Wagner Urbano