Voltar 28 de setembro de 2023

Serra Catarina encerra com promessa de ampliação para 2024

Notícia

Celebração da cultura: Em 2023, o Serra Catarina Festival de Inverno inovou percorrendo em comitiva 11 cidades da região levando arte, moda, cultura, gastronomia, música e dança, preservando e compartilhando tradições locais. Depois de 90 dias de programação, e com mais de 190 eventos cadastrados, o Serra Catrina encerrou no dia 23 de setembro, em Lages.
 
 
A charmosa Serra Catarinense é conhecida por suas belezas naturais, clima frio, gastronomia típica e diversidade cultural. Tradicionalmente, nos meses de inverno 18 municípios reúnem sua programação de atrações para integrar o Serra Catarina Festival de Inverno, que em 2023 se apresentou como o maior festival de inverno do Brasil. A sexta edição do evento encerrou no dia 23 de setembro após 90 dias de duração e com mais de 190 atrações cadastradas na plataforma digital serracatarina.com.br, e divulgadas no perfil @festivalserracatarina.
 
 
Neste ano, o Serra Catarina inovou. Além de promover, por meio de divulgação, os eventos e pontos turísticos da região, realizou um tour por 11 cidades. A última etapa foi realizada em Lages, com uma grande festa que ofereceu 12 horas de programação, e contou diversas atrações musicais, apresentações artísticas locais e regionais. O momento foi marcado pela cultura tradicionalista, representada por invernadas artísticas, e por projetos sociais, como a Orquestra Sinfônica SOL, da Associação Lageana de Assistência ao Menor - Alam. Uma oportunidade para as comunidades locais se reunirem, interagirem e fortalecerem seus laços sociais.
 
 
O Serra Catarina cumpre, ano a ano, o papel de atrair visitantes de outras regiões, o que impulsiona o turismo local e beneficia a economia. O superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, destaca o fato do Festival alcançar sua visão inicial, a de tornar a Serra Catarinense um expoente de arte, cultura e turismo em todos os seus aspectos. “Nesses anos, mostramos nossa cultura, nosso povo e nossa identidade para um público diverso que faz do roteiro na Serra uma ação permanente.  Espero que nas próximas edições a nossa comunidade da região aumente ainda mais a participação nas etapas”. 
 
 
A charmosa  wine bike da Vinho & Vida invadiu a praça central da segunda maior cidade de Santa Catarina, e deu destaque aos vinhos de altitude. Produtos com Indicação Geográfica de Procedência (IP), que os torna únicos no mundo por possuírem terroir diferenciado e sabores singulares. “O Festival foi muito positivo, movimentou a economia e o turismo na Serra Catarinense, além de proporcionar entretenimento de qualidade para a população local”, conta a empreendedora que há um ano e meio percorre Santa Catarina com a wine bike, Flavia Souza.
 
 
Outro produto fabricado na Serra Catarinense que tem sido motivo de orgulho para a região são as cervejas artesanais. Elas conquistaram uma boa fatia de mercado com produtos de elevada qualidade e estiveram presentes durante o Serra Catarina, com a  8 edição do Stammtisch da Serra. O público participante pode experimentar rótulos de seis, das 9 cervejarias locais que  integram o Núcleo de Negócios Cervejeiros da Acil. A maioria deles premiados em eventos cervejeiros pelo Brasil. “Foi um grandioso evento, muito bem organizado e bem sucedido. Precisamos que o público em geral conheça e aprecie nosso produto. Acreditamos no trabalho em conjunto para fomentar a cultura da cerveja artesanal na nossa região, e somos parceiros para estarmos presentes no próximo evento”, destaca a tesoureira do Núcleo, Rosana Johann.
 
 
O Serra Catarina se consolida com o passar dos anos por desempenhar um papel importante na promoção da cultura, no estímulo à economia local e na melhoria da qualidade de vida das comunidades. Um momentos de promoção da criatividade e das artes. Somente nos palcos montados para o tour foram cerca de 100 horas de apresentações, envolvendo mais de 50 artistas que mostraram a diversidade e pluralidade de sons regionais e do Brasil, por meio de shows de atrações convidadas e apresentações locais que tiveram a oportunidade de mostrarem seu talento. Todas as etapas foram de plateia cheia, reunindo moradores do municípios, cidades vizinhas e turistas.
 
 
Com talento e carisma, o violinista Simão Wolff, encantou e levou centenas de pessoas às praças durante as onze etapas do Serra Catarina, fez o público vibrar e viver momentos únicos. “Eu estou extremamente feliz em  participar desse projeto, pois nestas onze etapas eu me impressionei muito com as particularidades de cada cidade, com a cultura e o potencial turístico da Serra. Obrigada por tudo”. 
 
 
 
A coordenadora do Serra Catarina Festival de Inverno, Rosani Pocai, destaca que festivais como o Serra Catarina desempenham um papel vital na promoção da cultura, diversidade, arte , economia e despertam nas pessoas a sensação de pertencimento. “Em todos os locais pelos quais passamos, com todas as pessoas que conversamos, o nosso recado foi sempre dizer: temos que trabalhar a Serra Catarinense de forma integrada e não isolada. Estamos conseguindo despertar esse espírito nas pessoas, prova disso é a participação ativa das cidades, e vamos melhorar ainda mais. Em 2024 a programação será novamente ampliada”. 
 
 
O Serra Catarina
 
O Serra Catarina Festival de Inverno é uma plataforma online criada em 2016, pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, com o propósito de divulgar a programação da estação para os turistas. Neste ano, o festival começou em julho e durou 90 dias, oferecendo mais de 190 atrações nas 18 cidades que integram a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). O tour passou pelas cidades de Bom Retiro, São Joaquim, São José do Cerrito, Anita Garibaldi, Otacílio Costa, Urupema, Correia Pinto, Bom Jardim da Serra, Campo Belo do Sul, Urubici e Lages.
 
 
Em 2023 foi realizado, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina; com correalização do Sebrae e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages; patrocínio de GTS, Myatã, TinSul, Disauto, Klabin, Supermercados Martendal, Delisabore, Credicomin, J de Souza, e conta com apoio da Amures, Conserra e Polícia Militar de Santa Catarina.
 
 
Por Catarinas Comunicação / Fotos Gugu Garcia