Voltar
11 de julho de 2023
Vem aí o 11º Festival Internacional Música na Serra
Com o objetivo de promover a Cultura na Serra Catarinense, acontece a 11ª edição do Festival Internacional Música na Serra - FIMS. No período de 19 a 22 de julho, artistas renomados nacional e internacionalmente se apresentarão gratuitamente em concertos noturnos, no auditório do Colégio Bom Jesus, às 20 horas. O evento faz parte do 6º Serra Catarina Festival de Inverno 2023.
O diretor artístico Maestro Jean Reis, ressalta que a exemplo das outras edições, o Festival receberá artistas consagrados em palcos internacionais, como o violinista argentino, Alejandro Drago, que dirige masterclasses, seminários, palestras e recitais-palestras na Ásia, Europa e Estados Unidos. “Para este ano temos uma programação eclética mesclando música, dança e canto. Será um grande Festival, que já no concerto de abertura traz André Mehmari Trio, composto por músicos que animam a cena instrumental brasileira e são aclamados no Brasil e no mundo”.
A diretora de produção do evento, Edite Moraes, ressalta que os concertos no palco do auditório do Colégio Bom Jesus, são apenas uma parte do FIMS. “Durante a semana, além dos concertos noturnos, acontecem concertos sociais e acadêmicos. Essa é a grande essência do Música na Serra, descentralizar a música clássica levando-a a todos os públicos”.
Além dos concertos sociais e noturnos, o evento tem seu viés pedagógico através das Master Classes, oferecidas a estudantes de música. “A oportunidade que esses jovens estudantes de música têm de aperfeiçoar seus conhecimentos com professores de renome nacional e internacional, é algo único. Uma troca de experiência e aprendizado que o FIMS proporciona através das Master Classes realizadas no período vespertino”, explica o músico e assessor de direção do FIMS André Chiomento.
A diretora do Instituto José Paschoal Baggio, Isabel Baggio, destaca que são onze anos em que o FIMS promove a cultura na Serra Catarinense em nível internacional através dos concertos que estariam disponíveis somente nas grandes metrópoles do país e do exterior. “Através do Festival, Lages divulga seus atrativos turísticos, o que favorece o desenvolvimento econômico da região”.
Neste ano, além das apresentações em Lages, o FIMS realizará no dia 18 de julho, concerto no município de Treze Tílias, no Centro de Eventos Maria Thaler Moser. No palco, a Orquestra de Cordas acompanhada pelo acordeonista Fernando Ávila. “Nos orgulha muito levar o evento para outras cidades, e junto com o Festival levamos o nome de Lages”, conclui Isabel Baggio.
O FIMS tem como realizador o Ministério da Cultura, Governo de Santa Catarina e Instituto José Paschoal Baggio. Patrocinadores Ambev, Havan, GTS do Brasil, Tirol e Polpa Papéis. Apoio Colégio Bom Jesus, Prefeitura Municipal de Lages através da Fundação Cultural, 6º Serra Catarina Festival de Inverno e Festival de Inverno de Lages.
Texto: Débora Bombilio / Assessoria Festival Internacional Música na Serra