Anita Garibaldi e Otacílio Costa sediaram etapas do 6º Serra Catarina Festival de Inverno no fim de semana e mostraram o melhor da gastronomia, da música, da poesia e dos talentos da Serra Catarinense. A cada etapa o Festival se fortalece e mostra porque é considerado o maior festival de inverno do Brasil.
Duas etapas emocionantes! As cidades de Anita Garibaldi e Otacílio Costa receberam na sexta-feira (11) e sábado (12), a comitiva do 6º Serra Catarina Festival de Inverno. O maior festival de inverno do Brasil, cumpre sua missão: integrar os 18 municípios da região levando arte, música, gastronomia, muita alegria e diversão a cada etapa.
Em Anita Garibaldi, os moradores lotaram a praça Paulino Granzotto, na sexta-feira (11) “É uma honra fazer parte do Serra Catarina Festival de Inverno, projeto que enaltece o que há de melhor nas cidades da Serra”, comenta o prefeito João Cidinei da Silva.
Uma das atrações foi o 4º Concurso Gastronômico e Cultural da região dos Lagos. Neste ano, a competição apresentou com 17 pratos preparados por moradores das cidades de Anita Garibaldi, Cerro Negro e Pinhal da Serra, no Rio Grande do Sul.
Para participar do concurso as receitas tinham que ter uma história familiar. Dos 17 pratos, apenas 9 foram premiados. O primeiro lugar foi para Lealdina Clemair Rodrigues Nunes, moradora de Cerro Negro, com a receira de Doce de Leite Pastoso.
A dona de casa Marilene de Fátima da Silva Soares, não foi premiada, mas relembrou uma história da infância. De família humilde, ela conta que quando pequena os pais não falavam para ela e seus irmãos sobre Papai Noel. No dia anterior à noite de Natal, os pais pediam aos filhos que colocassem um pote com um punhado de milho fora de casa para que o menino Jesus passasse a noite e deixasse um presente para eles. “O presente que recebíamos eram os sequilhos que nossos pais preparavam para a gente. Ficávamos muito felizes com o presente, e eu até hoje preparo para a minha família os Sequilhos de Natal. É para mim um momento especial”.
O concurso é uma forma de valorizar a cultura local, por meio da gastronomia e das histórias cheias de afeto que as receitas carregam. Como forma de reconhecer o trabalho de todos os participantes, as receitas vão se tornar um livro. “Vamos eternizar as receitas de família e suas histórias em um livro para que mais pessoas conheçam as delícias que são preparadas por essas pessoas tão especiais”, revela a secretária de Esporte, Cultura, Turismo e Eventos de Anita Garibaldi, Gislaine do Prado.
No palco do Serra Catarina, João Lucas e Gabriel cantaram sucessos sertanejos, a banda Trio Rock as melhores músicas do pop e rock nacional e internacional. Ainda teve apresentação de invernadas, declamação de poesias, e circuito esportivo.
Na véspera do Dia dos Pais, o violinista Simão Wolf cantou e encantou ao lado dos filhos Maria Clara, de 5 anos, e o pequeno João Vitor, de apenas 2, que como o pai se apresentou com seu pequeno violino. “Foi um momento muito especial. Eu quero agradecer ao Serra Catarina Festival de Inverno por proporcionar uma linda memória para a minha família, onde eu pude ter meus filhos pela primeira vez comigo no palco”.
De Anita Garibaldi para Otacílio Costa. No sábado 12, a praça Victor Conder de Westarp, cedeu espaço para a 5ª Etapa do Serra Catarina Festival de Inverno. Muitas pessoas passaram pelo local para participar de toda a programação, entre elas, Selma de Lins Valim que não tirou os olhos do palco, orgulhosa da neta Liriel Valim Justen, princesa da Festa da Madeira, tradicional evento do município.
A jovem encantou a todos quando, ao lado de Simão Wolff, mostrou ao público seu talento musical tocando o sucesso gauchesco Fundo da Grota, no acordeon. Da plateia a avó e a mãe da garota Gianne Valim Justen, vibraram emocionadas. “Ela é linda, encantadora, né?”, perguntava a vovó coruja a quem estava do lado. “Meu coração é só orgulho por essa minha neta”.
E não foi só ela quem fez sucesso. Grupos de corais vindos de várias partes de Santa Catarina prenderam a atenção do público durante o 7º Encontro de Corais. A experiência de receber uma etapa do 6º Serra Catarina Festival de Inverno foi tão positiva que em 2024, o município quer repetir a experiência. “No ano passado nós já queríamos trazer o Serra Catarina para a cidade e, a partir de agora, nós pretendemos realizar o evento todos os anos para, desta maneira, impulsionar o comércio, o turismo e a cidade”, afirma o presidente da entidade, Rogério Vargas.
O sucesso do Festival é comemorado também pelo prefeito de Otacílio Costa, Fabiano Baldessar. “O Serra Catarina agrega e impulsiona os municípios da Serra Catarinense. Temos muito orgulho de fazer parte do maior festival de inverno do pais”.
“O Serra Catarina está cumprindo o propósito de promover e divulgar o que há de melhor nas cidades. Nós queremos estar nas praças, queremos reunir as pessoas e, a cada etapa, percebemos a alegria no rosto das pessoas, encantados com o que estão vivendo durante o Festival”, salienta a coordenadora do 6º Serra Catarina Festival de Inverno, Rosani Pocai.
#eufui
Para eternizar a felicidade do momento, durante as etapas, um espaço é montado especialmente para que moradores e turistas possam tirar belas fotos e registrar a participação no maior festival de inverno do Brasil, usando a #eufui e marcando o @festivalserracatarina no Instagram.
O 6º Serra Catarina Festival de Inverno 2023 é uma realização do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina; com correalização do Sebrae e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages; patrocínio de GTS, Myatã, TinSul, Disauto, Klabin, Supermercados Martendal e Credicomin; e conta com apoio da Amures, Conserra e Polícia Militar de Santa Catarina.
Por Catarinas Comunicação / Texto Ediani Outeiro / Fotos Gugu Garcia
Nesta manh&atil...